quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Projeto Individual

Os projetos se constituem em planos de trabalho e em um conjunto de tarefas que podem proporcionar uma aprendizagem em tempo real e diversificada. Além de favorecer a construção da autonomia e da autodisciplina, o trabalho com projetos pode tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, significativo e interessante para o aprendiz.

A partir da escolha de um tema, o aprendiz realiza coleta de dados, investiga, registra dados, formula hipóteses, tornando-se sujeito do seu próprio conhecimento...

É a partir de questões ou situações reais e concretas, que interessem de fato ao aluno que ele vai desenvolvendo seu projeto individual.

Os projetos individuais são desenvolvidos quando os alunos já estão habilitados a fazer a coleta de dados, por ter vivido essas situações de aprendizagem nos projetos de classe e em outros projetos individuais.

Com a orientação das professoras para a seleção das informações, elaboração dos textos e da forma de apresentação, os alunos avançam na competência leitora, escrita e comunicativa.

Com isso os alunos aprendem muito sobre temas de seu interesse ao mesmo tempo em que enfrentam com autonomia crescente o desafio de ler e escrever e comunicar.